carne sem frigorifico
Blog

Como conservar a carne sem frigorífico?

Ao longo da história, e em todas as civilizações, a conservação dos alimentos foi sempre uma dificuldade. O problema foi resolvido de diferentes formas, de acordo com os recursos disponíveis. Os produtos cárnicos são especialmente passíveis de putrefação, pelo que queremos explicar-te como conservar a carne sem frigorífico. É uma informação que pode ser-te muito útil. Sabias que há vários métodos para atingir este propósito?

Como conservar a carne sem frigorífico

É possível que, em determinados momentos, precises de guardar uma grande quantidade de porco, peru, frango ou vitela. Saber como armazenar carne é uma informação prática muito importante. Não ignores o facto de a proliferação de bactérias conduzir à putrefação da carne e tornar inviável o consumo humano.

A salmoura

É um método simples e tradicional, e apenas precisas de água e de sal não iodado. Tem a vantagem de deixar as carnes mais suculentas na hora de cozinhá-las, pois o sal faz com que as fibras musculares absorvam água. É especialmente útil em peças que tendem a ficar secas, como o lombo de porco ou a parte do peito das aves.

O primeiro passo a dar é pesar a carne; calcula a quantidade de água a um litro por quilo. Vais precisar de sal numa proporção de 3% a 8% do peso da água. Um exemplo é o de 50 gramas por litro. Dissolve bem o sal e disponibiliza um recipiente com espaço suficiente para submergir totalmente a peça.

Deverás deixá-la em salmoura durante 3 dias, pelo menos, se for de 5 ou menos centímetros de largura. Para peças maiores, precisarás de uma semana. Antes de cozinhar o alimento, é conveniente lavá-lo, mudando várias vezes a água, de forma a eliminar o excesso de sal.

Fumado

Este método confere aos alimentos um aroma muito apetitoso, como o dos chouriços curados fumados. Põe a carne a marinar no dia anterior utilizando especiarias à tua escolha. Vais precisar de um defumador a lenha, no qual colocarás madeira de cerejeira, carvalho ou macieira.

Segue as instruções do fabricante do equipamento e certifica-te de que regulas a temperatura para que se mantenha entre os 60 e os 80 graus centígrados. Este calor moderado é especialmente adequado para cortes como o das costelas ou do lombo de vitela.

As peças grandes podem levar até 20 horas neste processo. Por outro lado, as peças pequenas, como os peitos de peru, podem ficar prontas em 6 a 8 horas. No final, cubra-as com papel de alumínio para que não sequem. Já sabes como conservar carne sem frigorífico, pois as carnes submetidas a este processo mantêm-se inalteradas durante vários dias.

O curado

Deixámos para o fim esta técnica, muito antiga, particularmente útil para carnes que não são demasiado grossas, como o lombo de porco. Misturas uma quantidade de sal não iodado e de açúcar, em partes iguais, correspondente à quarta parte do peso do alimento. Este último ingrediente melhora o sabor final; adiciona pimenta, louro ou alecrim à tua escolha.

Pincela a mistura por toda a superfície da peça e coloca-a numa travessa larga, coberta com película aderente. De 12 em 12 horas, é preciso retirar o líquido que escorre da carne. Depois, será necessário secá-la com papel de cozinha e voltar a pincelá-la com uma nova mistura até completar três dias. No final do processo, retira a mistura e a carne ficará pronta para cozinhar ou armazenar.

Sabendo como se conserva a carne sem frigorífico, não precisarás de eletricidade para armazenar os produtos à base de carne. Por outro lado, estas técnicas proporcionam novos sabores e aromas especiais às tuas preparações na cozinha. Se queres saber mais ou adquirir produtos cárnicos de qualidade, contacta-nos!