Blog

Guia: tipos de corte de carne de vitela

Hoje mostramos-te como são os tipos de corte de carne que existem para confecionar bons pratos e alcançar a textura desejada em cada preparação. A realidade é que cada parte do animal possui uma determinada quantidade de gordura, pelo que se torna fundamental conheceres as suas características, pois disso dependerá o sucesso das tuas receitas.

Quais são os tipos de corte de carne bovina?

O animal bovino possui quatro cortes principais: o redondo, o lombo, a costela e o mandril. Por sua vez, cada uma dessas porções divide-se numa grande quantidade de cortes, os quais estamos habituados a ver nas montras dos talhos.

Redondo

É uma área da vitela da qual se pode obter 10 tipos de corte de carne bovina: bife, ponta do lombinho, bifes da ponta do lombinho, olho redondo, carne assada, redondo inferior e superior, cana, ossobuco e osso do fémur. De um modo geral, é uma zona de cortes com muita fibra, a que podes recorrer para fazer guisados e caldos, com exceção para a cana e o lombinho. Se pretendes inovar na cozinha, há um corte que podes fazer com o chambãol, de forma transversal ao osso, para convertê-lo em ossobuco e, assim, fazer um cozido com os ingredientes que mais gostas.

O lombo

Bife de flanco, bifes da vazia, Tri Ponta, Strip Loin, Bife do lombo, Lombo, Filé Mignon e prego são os cortes do lombo. Podes optar pelo lombinho, pois é uma peça da vitela especialmente suculenta, tenra e com baixo teor de gordura. É ideal para fazer cortes em formato de medalhões, e cozinhá-los na chapa ou no forno com uma boa guarnição de batatas fritas.

A costela

É uma área localizada na parte traseira do lombo, que apresenta os seguintes cortes: aba grossa e delgada, costelas curtas inteiras, costelas inglesas, bifes da costela, costeletão e entrecosto. É uma zona que contém carne muito suculenta e tenra para fazer os melhores bifes. O lombo é uma peça perfeita para fazer na chapa e também na grelha. É uma carne de elevado valor nutritivo e de baixo teor de gordura.

O acém ou zona do ombro do bovino

É uma área do corpo que contém: bifes de rancho, bifes de costela, bifes de denver, cachaço, aba, chuck eye, redondo maior, sabre. Se pretendes fazer um bom guisado, uma das melhores opções é o ragu, embora requeira muito tempo (até três horas) a cozinhar para que se consiga obter uma textura suave e cremosa.

Distinguindo os tipos de corte de carne por meio da sua matéria gorda

Lombo: É a peça mais tenra e com menos gordura que não necessita de um tempo longo de cozedura. É um corte que podes preparar na grelha, na chapa ou numa frigideira. Um nível intermédio seria o Peito ou toda a região da costela: É um dos cortes mais interessantes devido ao seu teor de gordura, mas é essencial controlar a cozedura minuto a minuto, porque alguns cortes podem chegar a ser muito duros. Se procuramos aqueles cortes com mais gordura para fazer caldos, o melhor é o cachaço, pois é uma peça tenra e bastante suculenta, embora com muito nervo. Por isso, é ideal para guisados, estufados e também para fazer bifes fritos. Em geral, todos os tipos de corte de carne de vitela contêm pouca gordura, porém, alguns são mais duros e outros não possuem ossos. Agora, se procuras carne de qualidade, não hesites em adquirir os nossos produtos na loja online.