carne para grelhar
Blog

Conselhos para eleger o melhor corte de carne para grelhar

Saber escolher o melhor corte de carne para grelhar pode ser determinante para o êxito da tua churrascada ou parrilhada. É o conhecimento que, a par da qualidade da matéria-prima escolhida, marca a diferença entre um bom prato e um outro excelente. Por isso, queremos partilhar contigo alguns conselhos para te ajudar a obter os melhores resultados.

O que queremos dizer exatamente com grelhar?

Para começar, deves saber em que consiste o grelhado. Trata-se de cozinhar uma porção de carne com o chamado fogo seco, ou seja, sem adicionar qualquer tipo de caldo ou água. A confeção será feita integralmente com a sua próprio gordura. Embora possas temperá-lo com algum tipo de marinada, o objetivo é extrair ao máximo o sabor natural da própria carne.

Existem diferentes formas de levar a cabo esta variante de cozinhado: no forno; no barbecue ou grelha ou na chapa.

Qual é a melhor carne para grelhar?

Qualquer carne pode ser grelhada. A escolha depende, em grande medida, do teu gosto particular. Contudo, deves considerar que algumas se adequam muito mais que outras a este tipo de cozinhado. Além disso,  a dureza, a quantidade de gordura e o tipo de corte, claro, são fatores determinantes. Serão eles a ditar o quão tenro e suculento será o resultado final.

As carnes que são grelhadas com maior frequência, pelo menos no nosso país, são a bovina, a suína, a ovina e a de aves.

Melhores cortes de carne bovina

A vaca oferece uma grande variedade de cortes, que são ideais para grelhar. Estes são alguns dos melhores cortes de carne bovina:

  • Redondo: Com muito pouca gordura e nervos, permite obter uma carne magra, suculenta e muito tenra.
  • Entrecosto: Um dos cortes estrela, de qualidade dificilmente superável. É obtido dos bifes situados no interior das costelas do dorso alto da vaca.
  • Costeletão: Outro dos preferidos dos amantes da boa carne e das churrascadas. Também provém da região do dorso alto, mas distingue-se do entrecosto por conservar o osso. Este, enquanto é grelhado, confere muito sabor.
  • Lombo: Corte com muito baixo teor de gordura, que se divide em cabeça, centro (ou coração) e ponta. Provém da região da vaca localizada sob as vértebras lombares, entre o dorso e as costelas.
  • Lombo inferior: Uma carne de grande untuosidade, suculenta e muito tenra.
  • Lombo superior: Outro corte sem osso, com elevada percentagem de infiltração de gordura.

Outras carnes

Quanto à carne de porco, costumam ser muita utilizadas em grelhados as costelas, as costeletas e o lombinho. Também é muito frequente haver enchidos na parrilhada ou no churrasco, como as linguiças, os chouriços e as morcelas.

Tanto a vaca como o porco são habitualmente grelhados, sobretudo em parrilhadas e churrascos, em bifes ou, com a sua carne picada, em forma de hambúrgueres. A desvantagem que apresentam é a de que, por serem tão finos e possuírem tão pouca gordura, podem tornar-se muito secos se cozinhados demais.

O frango pode ser grelhado inteiro, mas o mais comum é utilizar apenas determinadas partes, como é o caso do peito ou das coxas. Os resultados que consegues obter com estas porções, ao grelhá-las, também são excelentes, como acontece com os peitos de peru.

Outra carne muito usada para grelhar, que permite obter pedaços de excelente qualidade, é a de borrego. O sabor das suas costelas, por exemplo, é requintado.

Obtém o corte que precisas

Nos Talhos Artesanais Cholo, colocamos à tua disposição o melhor corte de carne para grelhar. Entra no nosso sítio na web e encontra produtos da melhor qualidade aos melhores preços. Desfrutarás de sabores excecionais.